sexta-feira, 22 de agosto de 2008

FICAR FICANDO EM LA VENEZUELA - PARTE II

A filosofia do ficar ficando começou com a turminha sem mim em Natal, em 2006. A galera terminou o curso e foi para a Praia da Pipa. Eu tive que ir embora, pois iria ministrar capacitação na beira do Rio São Francisco para minha equipe técnica (às vezes dá uma raiva ser tão responsável!). A galera criou o ficar ficando de tanto ouvir as pessoas na praia falando com gerundismo.
Acordamos cedo para ir à Venezuela. Robson locou uma Zafira com motorista. Fomos em cinco: eu, Robson (nosso fotógrafo oficial), Van, Emerson e Fa. Gastamos R$ 25,00 por pessoa, com o carro pegando a gente na porta do hotel. Logo que entramos Emerson, nosso DJ, colocou um blues e seguimos viagem. Para entrar na cidade de Santa Helena, fronteira com o país, não precisa de passaporte, mas exigem o cartão internacional de febre amarela, vacina que tem que ser injetada no mínimo dez dias antes da visita ao país. A estrada é linda com paisagem cheia de montanhas e com tribos indígenas com suas terras demarcadas, É o pé dos Andes. Teve uma hora que Emerson ficou viajando na paisagem e disse que ela parecia com a tela de abertura do window XT. E não é que ele tinha razão! Durante a viagem tínhamos que resolver um problema: Emerson e eu não tínhamos o cartão de vacinação contra a febre amarela, apesar de sermos vacinados. O motorista deu o "velho jeitinho brasileiro" - tomamos a vacina no posto e o motorista conversou com o guarda que liberou a nossa passagem - e sem "molhar a mão do guarda", coisa que não faço de jeito nenhum. Quando chegamos em Santa Helena descobrimos que era feriado nacional. A cidade estava cheia de tanques de guerra e iria acontecer um desfile cívico.

A cidade parece um verdadeiro faroeste. É o paraíso das compras e da gasolina (que se compra com centavos por lá e existem filas de carros brasileiros abastecendo). Quando chegamos lá trocamos o real pelo bolívar. Nunca vi tanto zero num só nota. Parecíamos que estávamos milionários. Compramos bebidas, pen drives, mochilas. Um litro de tequila que aqui custa R$70,00, lá custa R$27,00. Como o comércio iria fechar em uma hora e meia saímos correndo comprando as coisas debaixo de chuva. Como tudo ia fechar, compramos uma caixa de isopor, enchemos de gelo, cerveja latão e enérgico (que lá tem lata de um litro). Pegamos esta caixa de isopor e saímos andando pela cidade, dançamos na chuva e Van inventou de arrumar o cabelo no espelho de um carro que tinha um general dentro. Ele abaixou o vidro e deu uma bela encarada na Van que tratou de sair rapidinho dali. Fomos atrás de um lugar para almoçar e encontramos um restaurante de um colombiano. Foi o dia que consegui comer durante a viagem: sopa de galinha caipira. Lá encontramos uma figura incrível que se dizia da embaixada do Brasil na Bolívia. Também assistimos o desfile cívico dos tanques de guerra.

Robson correu para tirar fotos e uma mulher puxou o braço dele e começou a fazer uns grunhidos e fazendo gestos para ele não tirar fotos. Ela era muda e depois o pessoal veio falar que se tirássemos fotos poderíamos correr o risco de sermos preso. É um clima de estado ditatorial, mas a população idolatra o presidente Hugo Chávez e apoiam as ações dele. Saímos de Santa Helena umas quatro horas com o motorista impressionado como arrumamos coisa para fazer na cidade. Paramos na fronteira para tirar várias fotos. Durante a viagem abrimos a garrafa de tequila e fomos bebendo com energético. Era um pulando em cima do outro dentro do carro para pegar a cerveja que estava com o Robson no banco detrás. Chegamos no hotel totalmente loucos de cerveja e tequila e fomos nadar na piscina. Até tentamos ir no show do Roupa Nova, mas não conseguíamos sair do quarto conversando e se curtindo. Van e Fa viajaram de madrugada. Eu, Robson e Emerson fomos no dia seguinte e pegamos o vôo junto com a banda. Emerson disse que ainda bem que não fomos no show, pois com certeza os caras iriam nos reconhecer, pois íamos pagar tanto mico que eles não esqueceriam!

Essa figura diz que é da embaixada do Brasil na Venezuela!

Dançando na chuva en la Venezuela!

Parada para pipi! Marcando território!

Paisagem de Windows XP

Não vejo a hora de viajar novamente com essa galera que mora no meu coração e não paga aluguel!